CUSCUZ PAULISTA de PALMITO

Ingredientes

1 cebolas bem picadinha

6 colheres de azeite

1 lata de tomates pelados picados

150 g de ervilhas congeladas

2 vidros de palmito em rodelas grossas

200 g de milho cozido (pode ser de lata)

Alho em pó, páprica picante, pimenta do reino

500 ml de água (pode usar a água do palmito e só completar)

1 xícara de farinha de milho flocada

1 xícara de farinha de mandioca flocada

1 maço de salsinha picada

1 maço de cebolinha fina picada

2 galhos de manjericão picados

2 galhos de tomilho (somente as folhinhas) – opcional

Para decoração: 2 ovos cozidos e um tomate grande

Numa panela grande, refogue a cebola picadinha com um pouco de sal no azeite até murchar e dourar, essa caramelização é importante para dar sabor. Adicione as folhinhas de tomilho, os, o milho, sas ervilhas congeladas, misture bem. Tempere novamente com sal e agora acrescente uma colher de café de cebola em pó, ½ colher de café de páprica picante e um pouco de pimenta do reino moída na hora. Só agora coloque o palmito pois é um ingrediente bem sensível.

Depois de misturar tudo, junte a água e espere ferver. Prove o sal para sentir como está o sabor. Baixe o fogo e comece a adicionar as farinhas, alternando os flocos de farinha e milho aos poucos. Pode ser que não precise de toda a farinha. Vá misturando delicadamente e assim você perceber que tem só um pouquinho de líquido, pare com as farinhas. Não pode secar completamente, precisa te humidade pois ainda vai ao forno.

Desligue o fogo e adicione as ervas picadas. Unte uma forma de furo com uma boa camada de azeite e, no fundo, acomode rodelas de tomate e fatias de ovo com bastante capricho. Sobre essa decoração, acomode ¼ da massa de cuscuz e aperte delicadamente para não deslocar. Decore as laterais da forma com mais fatias de tomate ou ovo. Por último, vá acomodando a massa e apertando para retirar o ar até terminar. Nivele bem e passe azeite por cima.

Leve ao forno a 200 graus por 20 minutos para terminar o cozimento e unir tudo. Assim ele não desmonta ao desenformar. Não deixe secar demais.

Deixe descansar fora do forno. Desenforme em um prato bem bonito e sirva quente ou frio. Eu como morno e depois gelado (heheh)!

Deixe um comentário

sobre nós

Eu Gourmet nasceu do desejo de fazer algo gratificante e simples, de compartilhar experiências e valorizar momentos!

Sem pressa, sem pressão.

Porque de gourmet e louco todo mundo tem um pouco!