
Ingredientes
1 cebolas bem picadinha
6 colheres de azeite
1 lata de tomates pelados picados
150 g de ervilhas congeladas
2 vidros de palmito em rodelas grossas
200 g de milho cozido (pode ser de lata)
Alho em pó, páprica picante, pimenta do reino
500 ml de água (pode usar a água do palmito e só completar)
1 xícara de farinha de milho flocada
1 xícara de farinha de mandioca flocada
1 maço de salsinha picada
1 maço de cebolinha fina picada
2 galhos de manjericão picados
2 galhos de tomilho (somente as folhinhas) – opcional
Para decoração: 2 ovos cozidos e um tomate grande
Numa panela grande, refogue a cebola picadinha com um pouco de sal no azeite até murchar e dourar, essa caramelização é importante para dar sabor. Adicione as folhinhas de tomilho, os, o milho, sas ervilhas congeladas, misture bem. Tempere novamente com sal e agora acrescente uma colher de café de cebola em pó, ½ colher de café de páprica picante e um pouco de pimenta do reino moída na hora. Só agora coloque o palmito pois é um ingrediente bem sensível.
Depois de misturar tudo, junte a água e espere ferver. Prove o sal para sentir como está o sabor. Baixe o fogo e comece a adicionar as farinhas, alternando os flocos de farinha e milho aos poucos. Pode ser que não precise de toda a farinha. Vá misturando delicadamente e assim você perceber que tem só um pouquinho de líquido, pare com as farinhas. Não pode secar completamente, precisa te humidade pois ainda vai ao forno.
Desligue o fogo e adicione as ervas picadas. Unte uma forma de furo com uma boa camada de azeite e, no fundo, acomode rodelas de tomate e fatias de ovo com bastante capricho. Sobre essa decoração, acomode ¼ da massa de cuscuz e aperte delicadamente para não deslocar. Decore as laterais da forma com mais fatias de tomate ou ovo. Por último, vá acomodando a massa e apertando para retirar o ar até terminar. Nivele bem e passe azeite por cima.
Leve ao forno a 200 graus por 20 minutos para terminar o cozimento e unir tudo. Assim ele não desmonta ao desenformar. Não deixe secar demais.
Deixe descansar fora do forno. Desenforme em um prato bem bonito e sirva quente ou frio. Eu como morno e depois gelado (heheh)!



Deixe um comentário